O BIBLIO PROJET, promovido pela ALL DIGITAL e pela PL2030, surge com o objetivo de capacitar os profissionais de biblioteca com as competências necessárias para enfrentar estes desafios no domínio da transformação digital emergente. Este projeto piloto, integra 4 países num Programa de Aprendizagem modular, BIBLIO VET Curricula, incluindo diferentes modalidades e abrangendo as competências necessárias, tanto transversais como digitais.
De acordo com David Lankes, os computadores transformaram as bibliotecas em Centros de Informação e a Era da Internet que daí emergiu pressionou-as a desmaterializar as suas coleções que rapidamente passaram a poder ser acedidas remotamente, transformando os Centros de Informação em "Terceiros Espaços", uma vez que agora o foco está em como melhor apoiar as comunidades. O valor que as bibliotecas oferecem à sua comunidade está na própria comunidade. Nas bibliotecas a comunidade pode aprender, criar e interagir.
Conforme Eric Klinenberg detalha no "Palaces for the People", as bibliotecas oferecem infraestrutura social. Essa infraestrutura não se refere aos edifícios físicos, mas sim aos sistemas que aí são desenvolvidos e que permitem que a comunidade crie vínculos entre si, num espaço seguro e neutro, local de encontro fundamental numa comunidade. Importante também é a capacidade exclusiva das bibliotecas de conectarem o físico e o digital e de desenvolverem atividades de capacitação dos seus utilizadores com as competências digitais básicas necessárias à vida na sociedade atual.
A crise COVID-19 teve impacto em todos os aspectos da sociedade, incluindo as bibliotecas. Muitas fecharam as portas e mantiveram as equipas em teletrabalho, disponibilizando alguns dos serviços e atividades online. No entanto, com a imposição do distanciamento social, as bibliotecas enfrentam agora o desafio de conseguirem manter a sua função como centros comunitários.
Numa sociedade cada vez mais digital, há uma necessidade premente das equipas das bibliotecas actualizarem competências digitais e se manterem atualizadas com os avanços tecnológicos. Aliás, no período de confinamento foi notório o impacto que a falta de competências digitais, ou de acesso a dispositivos tecnológicos, teve no quotidiano das pessoas.
As questões que se colocam às bibliotecas no "novo normal" que vai emergindo do confinamento, afectará o conceito da profissão e da biblioteconomia. Assim, as bibliotecas precisarão não apenas de acompanhar as suas comunidades nestes tempos difíceis, mas também de desenvolver e fornecer serviços inovadores para os seus utilizadores, mesmo fora dos seus edifícios.
Fonte: bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/biblio_project.aspx
Saiba mais em https://www.biblio-project.eu
Fonte: bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/biblio_project.aspx
Saiba mais em https://www.biblio-project.eu
Comentários
Postar um comentário